Francinaldo Gomes: como tudo começou

Neste artigo você conhecerá um pouco sobre Francinaldo Gomes, sua história de vida, jornada profissional e suas conquistas.

Fique a vontade para navegar pelos pelos tópicos abaixo:

Quem é Francinaldo Gomes?

Nascido em 1974 na cidade de Abaetetuba, interior do estado do Pará, Francinaldo Gomes teve uma infância ribeirinha e com dificuldades relevantes.

Órfão de mãe aos 2 anos de idade, Francinaldo foi criado pelos avós, visto que seu pai trabalhava como comerciante e passava boa parte do tempo fora de casa.

Aos 8 anos começou a trabalhar para ajudar na renda da família, pois na situação financeira em que se encontravam era natural que a prioridade fosse o trabalho e não os estudos.

No entanto, apesar das dificuldades, Francinaldo sempre foi muito ciente de que, se quisesse transformar a sua vida e de sua família, deveria estudar.

Foi aos 14 anos, enquanto cursava a oitava série do primário, que teve seu primeiro contanto com a biologia e foi então que decidiu ser tornar um médico.

Em Belém

Em 1992, Francinaldo Gomes se muda para a capital, Belém, com objetivos muito claros em mente: terminar o 2º grau e prestar o vestibular para medicina.

Entretanto, não foi um período fácil, visto que as dificuldades financeiras ainda se faziam presentes naquele momento também, mas a vontade de mudar de vida era maior.

Vendedor de doces e de caldo de cana, essas foram as formas que Francinaldo tinha como se manter em Belém, morando na casa de seu tio Manoel.

Estudar na escola particular em que concluiu o 2º grau só foi possível graças a uma bolsa de estudos que ganhou em um simulado, em que o mesmo ficou em 1º lugar dentre vários concorrentes.

No ano seguinte, 1993, Francinaldo Gomes prestava o vestibular para medicina. Todo o esforço até ali tinha valido a pena, pois o jovem finalmente havia passado no curso de medicina.

Francinaldo Gomes
Francinaldo passou em 1º Lugar no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Pará – UFPA

O médico

A essa altura a medicina já era uma realidade na vida de Francinaldo.

Em 1998 veio a formatura e logo depois Francinaldo começou a atuar como médico na região de Marabá.

De volta a Belém, o médico iniciou sua especialização em neurociência entre os anos de 2000 e 2001.

Após esse período, chegava a hora de dar o próximo passo rumo à residência médica.

Em 2003, foi aprovado para a residência de neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina e se mudou, com sua esposa e filha, para São Paulo.

As dificuldades de uma nova vida

A nova vida em São Paulo colocou Francinaldo novamente em um contexto de dificuldades financeiras.

Como residente apenas recebia uma bolsa, de valor baixo para a época. E, por conta disso, os apertos logo começaram a aparecer.

Nesse contexto, as contas começaram a atrasar, bem como as mensalidades da escola de sua filha e o aluguel.

O ponto de virada

As privações que Francinaldo e sua família estavam passando não eram poucas, infelizmente. Àquela altura o neurocirurgião já se encontrava endividado por conta da situação em que estava.

Foi aí que veio o ponto de virada. Afinal de contas Francinaldo era médico, além de ter um mestrado no currículo. Esses atributos poderiam fazê-lo virar o jogo.

Naquele momento a prioridade não era apenas ganhar dinheiro, mas saber gerenciá-lo, de modo que a situação financeira da família pudesse se estabilizar novamente.

Já dizia o ditado: “a dificuldade é a mãe do aprendizado”. 2 anos depois, a situação financeira do médico e sua família já era bem diferente.

Tudo isso graças ao empenho de Francinaldo em buscar formas de aprender a gerir seus ganhos, seja por meio de cursos, palestras e até mesmo um MBA em finanças e investimentos.

O mentor financeiro

Com todo o conhecimento financeiro que havia adquirido, Francinaldo Gomes viu uma nova oportunidade.

Por conta da sua própria liberdade financeira, adquirida com muito esforço e disciplina, Francinaldo percebeu que poderia ajudar mais e mais profissionais da saúde que se encontravam na mesma situação financeira que ele no passado.

O médico sabia que não era o único da sua área que precisava de educação financeira. Pensando nisso, criou a estratégia “Enriquecer faz bem à saúde”.

Estratégia enriquecer faz bem à saúde

Essa estratégia que consiste numa série de passos que vão desde a educação financeira básica até investimentos.

Francinaldo visa, através de sua mentoria, que médicos possam ter independência financeira e não sejam reféns de plantões, bem como possam construir um futuro mais tranquilo para suas famílias.

Além disso, outro ponto importante da mentoria é fazer com que os médicos trabalhem por prazer e não por necessidade. Que sejam donos do seu tempo e sejam estratégicos em seus investimentos.

A estratégia já ajudou mais de 3.000 médicos pelo Brasil inteiro e esse número só aumenta.

Cada vez profissionais da saúde aderem à estratégia Enriquecer faz bem à saúde e se tornam livres financeiramente.

O sucesso foi tanto que Francinaldo Gomes chegou a ter destaque em veículos muito importantes do mercado financeiro, como por exemplo, uma matéria dedicada a ela no site InfoMoney.

Além disso, posteriormente, a estratégia Enriquecer faz bem à saúde se tornou um livro.

Livros

Como dito anteriormente, Francinaldo Gomes transformou a estratégia Enriquecer faz bem à saúde em livro, porém, essa não foi a primeira vez que do neurocirurgião falando de finanças para médicos através das páginas.

Conheça seus outros trabalhos:

Bolsa de valores para médicos (2011)

“O investimento na Bolsa de Valores ainda é considerado por muitos como tarefa de especialistas. 

Este livro, escrito por médicos, desvenda o investimento em ações. 

Com uma linguagem simples e direta, Francinaldo Gomes e Francisco Vaz mostram aos seus colegas de profissão que investir na bolsa é uma opção viável mesmo para profissionais que não têm muito tempo para se dedicar ao tema. 

Assim, os médicos têm em mãos uma excelente ferramenta que auxiliará a desvendar o mundo dos investimentos.”

Finanças no Consultório: como maximizar os resultados (2017)

“”Quanto Cobrar? Qual É meu Lucro? Quanto Investir? Há alguns anos, profissionais da Saúde poderiam se preocupar apenas em exercer a sua profissão. 

No entanto, os tempos mudaram. Os lucros vêm diminuindo, a concorrência aumentou e há cada vez mais pressão. 

Neste cenário, é preciso se preocupar também com a gestão adequada das finanças pessoais e do consultório.

Enriquecer faz bem à saúde (2018)

“Neste livro, o Dr. Francinaldo Gomes mostra, de forma clara e objetiva, uma estratégia vencedora de criação e multiplicação de riqueza. 

Esta estratégia o levou a  independência financeira aos 42 anos de idade, perí­odo em que grande parte dos médicos ainda busca seu lugar ao sol. 

Ao contrário do que você pode pensar, ter independência financeira não significa parar de trabalhar, mas sim trabalhar por gosto e não por necessidade.”

Francinaldo Gomes
Francinaldo autografando alguns exemplares do livro Enriquecer Faz Bem à Saúde.

Espero que esse post possa te ajudar e servir de inspiração e, para mais conteúdos, sobre educação financeira, me siga em minhas redes sociais: